ESCOLA INFANTIL ALTO DE PINHEIROS
Localização: Alto de Pinheiros, SP
Empresa: Manaju
Arquitetura
Empreiteiro: Mario Augusto
Colaboração: Arq. Nanci Justiniano
Fotos:
Arq. Nanci Justiniano
Localizada em uma das regiões mais nobres de São Paulo, próximo ao bairro dos Jardins e ao badalado bairro de Vila Madalena este ultimo conhecido por sua agitada vida noturna, a Escola Alto de Pinheiros está estabelecida no mesmo endereço a mais de quatro décadas. Fomos convidados pela proprietária, uma elegante e distinta senhora, para dar a fachada da escola um toque contemporâneo, porém discreto, pois se trata de uma área restrita a residências unifamiliares de alto padrão e baixa densidade demográfica. Em respeito à vizinhança, usamos de bom senso na fachada, mesmo a escola já estando estabelecida no bairro antes da lei de zoneamento atual.
A obra começou pela fachada e foi ganhando corpo e espaço no interior do prédio. O muro existente se reestruturou sendo elevado dos seus 2.10m de altura para 2.90m; a área externa ganhou revestimento de tijolos aparentes e resina em poliuretano; já a área interna do muro recebeu reboco e tinta acrílica.
Na foto acima podemos ver o portão de chapa de ferro sendo retirado dando lugar a uma porta de madeira do século XIX originária da lapa (Lisboa) com altura de 2,35m e largura de 1,30m composta por duas abas com visor, sendo de casquinha. Foi construída sobre a área de espera uma pequena laje de proteção em concreto à vista.
A calçada também foi toda refeita em concreto a vista e, para dar um toque mais sofisticado foi feito faixas diagonais a cada metro e aplicado lajotas coloniais 10cmx10cm confeccionadas em argila queimadas em forno.
A área interna do prédio também ganhou uma roupagem nova. O porão, antes uma área isolada e destinada a guarda de materiais danificados, foi transformado em um mini loft com sala e cozinha. Por ter um pé direito baixo (1,80m) os móveis, todos em mdf, foram confeccionados na proporção do ambiente a ao seu destino; abrimos uma janela para deixar o espaço bem ventilado, o piso todo em cimento queimado e as paredes ganharam cores off White. O espaço antes inutilizado, transformou-se em uma graciosa área de lazer para a criançada que foi intitulado pelos pequenos frequentadores de “casa de bonecas”.
O
telhado teve todo o madeiramento trocado por novos sem alterar o layout. Em
toda a área interna do prédio instalamos câmeras de monitoramento para maior
segurança dos pequenos usuários.
Comentários
Postar um comentário